A Capoeira Patrimônio do Brasil e da humanidad

 

Não há entre as expressões culturais tipicamente brasileiras, aquela que seja tão difundida e reconhecida mundialmente como a capoeira.

A Junção de dança, luta,esporte e música que transite a resistência dos povos africanos no país é praticada em todo território brasileiro. Seus códigos, símbolos e cantos se introjetaram á cultura nacional, á a fala, ao imaginário e á identidade de população brasileira de forma perene, universal.

No dia 25 de Novembro de 2014, mês em que se comemora dia da consciência negra no Brasil, a roda da capoeira foi declarada patrimônio cultural imaterial da humanidade pela UNESCO (Oganização das nações unidas para a educação, a ciencia e a cultura). A Capoeira passa a figurar ao lado do Samba de roda do Recôncavo Baiano, do Frêvo de Pernambuco, do Sírio de Nazaré do Pará e de outras expressões brasileiras que detém o mesmo título internacional.

Originada em pleno século XVII em pleno período escravagista, a capoeira desenvolvou-se como forma sociabilidade e solidaridade entre os afrcanos escravizados, estratégia para lidar com  o controle e a violência do feitor.

Estiam-se que a prática esteja disseminada por mais de 170 países de todos os continentes.

A roda de capoeira e o ofícios dos mestres tiveram o reconhecimento do IPHAN (instituto do patrimônio histórico e artístico nacional) como patrimônio cultural imaterial brasileiro em 2008 e estão inscritos, respectivamente, no livro de registro das formas de expressão e no livro de Registro dos saberes.

A Capoeira vem com a proposta de agregar valores, conhecimentos, lazer, socializar, viabilizar oportunidades, projetar do indivíduo a sociedade, criar ambientes culturais, para crianças e adolescentes, e também como principal meio educador, Baseado na cosmovisão africana e no processo civilizatório afro brasilero.

Fonte: Revista A Cor da Cultura

http://www.acordacultura.org.br/